Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Carapaus fritos, peixe frito

peixe frito


O carapau, dependendo do tamanho, permite a confecção de diferentes receitas, como pode ver aqui.

O carapau frito é uma das formas mais fáceis e saborosas de o apreciar. Se o carapau for pequeno, Jaquinzinhos (ou joaquinzinhos, confesso a minha dúvida) por exemplo, deve ser frito inteiro, incluindo a cabeça. No caso de carapaus maiores e mais grossos, convém cortá-los às postas antes de fritar. Em ambos os casos, o procedimento é semelhante.

Comece por amanhar o peixe normalmente. Meia hora antes da fritura, salgue-o e, querendo, regue com o sumo de meio limão.


Num prato fundo bata dois ovos por quilo de peixe (há quem utilize apenas farinha, dispensando o ovo) e noutro coloque uma chávena de farinha de trigo, também por quilo de peixe. Passe o peixe (ou as postas) pelo ovo de ambos os lados e, depois, por farinha. Frite em óleo que deverá estar já suficientemente quente (lume médio), primeiro de um lado, depois do outro. Evite virar o peixe muitas vezes.

Estando frito, retire e deposite sobre papel absorvente. Na travessa onde apresentar os carapaus ponha também algumas rodelas de limão. Pode acompanhar com uma salada apenas ou com salada e arroz de tomate malandrinho ou ainda com batatas cozidas e salada.

Nota: este procedimento é válido para a fritura da maior parte dos peixes. Sobrando algum peixe frito, pode conservá-lo durante alguns dias com a ajuda de um molho de escabeche.

3 comentários:

  1. […] como habitualmente, conforme esta receita. Sirva com arroz de tomate malandrinho e salada de alface, ou com batata cozida e salada de tomate. […]

    ResponderEliminar
  2. […] relacionadas: Poderá gostar também das receitas de carapaus fritos ou de peixe-espada […]

    ResponderEliminar
  3. […] sempre, obviamente, a possibilidade de as fritar, caso em que se procede como para qualquer outro peixe frito. E, tal como na maior parte das variedades de peixe frito, podemos sempre consumir as sobras uns […]

    ResponderEliminar