Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Três Receitas de Pão de Alho


Fazer pão de alho é sempre uma boa ideia, seja para acompanhar outros pratos, seja para uma refeição ligeira ou seja apenas para fazer um pequeno petisco com os amigos e familiares.

Receita de pão de alho torrado

Esta receita não tem nada que saber e resulta sempre bem. Faça  torradas, como habitualmente. Feitas as torradas, esfregue-as uma a uma com um dente de alho, barre-as com manteiga (ou azeite) e polvilhe com orégãos. Fácil, rápido e saboroso.


Receita de pão de alho com baguete

A segunda receita é igualmente fácil e rápida: utilize pão de baguete ou tipo cacete. Corte-o em fatias com cerca de um centímetro de largura, sem, no entanto, as separar do pão, ou seja, corte as fatias verticalmente mas não as corte até ao fim, deixando alguns milímetros a ligá-las umas às outras. Pique dois dentes de alho em pedaços muito pequenos, derreta um pouco de manteiga em banho-maria e envolva o alho com a manteiga (pode usar azeite em lugar de manteiga) e acrescente uma colher de sopa de coentros secos. Pincele o pão com este preparado tendo o cuidado de introduzir esta manteiga com alho nos intervalos das fatias. Leve ao forno até estar crocante e sirva de imediato.

Receita de pão de alho com massa de pizza

A terceira receita de pão de alho é, provavelmente, a mais conhecida, tal com é servida, por exemplo, nas pizarias. Esta receita dá um pouco mais de trabalho mas é muito saborosa.
Para a massa precisa de:
500g de farinha com fermento
sal
duas colheres de sobremesa de açucar
300ml de água morna
Numa taça ou tabuleiro, misture a farinha, o sal e o açúcar. Abra um buraco no centro e despeje a água. Amasse bem, até obter uma massa homogénea e elástica. Tape com um pano e deixe repousar durante cerca de uma hora.
Num almofariz esmague dois dentes de alho e misture esta pasta com a manteiga (ou o azeite) que julgue necessário (não abuse das gorduras).
Divida a massa em quatro porções, estenda-a como se fosse para pizza, barre com a pasta de alho, faça três ou quatro cortes longitudinais sem atingir as extremidades e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus.até ficar dourado. acrescente um fio de azeite antes de servir e polvilhe com orégãos.

2 comentários: