Ovos verdes! Seja como refeição (acompanhados por arroz de tomate e salada de rúcula ou alface), seja como simples petisco, os ovos verdes são sempre uma tentação.
As quantidades que refiro são meramente indicativas e poderão ser adaptadas ao gosto de cada cozinheiro. Neste caso vamos utilizar:
8 ovos cozidos (cozedura de cerca de 10 minutos após o início da fervura)
1 ovo cru
Salsa picada a gosto (eu utilizei duas colheres de salsa, mais ou menos)
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre
Farinha de trigo
Sal e pimenta q.b.
Pão ralado (facultativo)
Óleo para fritar
Corte os ovos cozidos ao meio e retire as gemas. Reserve as claras cortadas a meio sem as danificar. Num prato de sopa, esmague as gemas cozidas e misture-as com a salsa, o azeite e o vinagre. Tempere com sal e pimenta, e volte a rechear as claras com a massa obtida.
À parte, noutro prato fundo, bata o ovo cru de forma a ficar homogéneo. Passe os ovos recheados por farinha, depois pelo ovo cru (ou pelo ovo e por pão ralado se decidir panar) e frite em óleo quente. Deixe alourar ligeiramente, vire e proceda do mesmo modo. Retire e coloque sobre papel absorvente. Pode consumi-los quentes ou frios.
Ovos verdes com atum
Proceda como na receita anterior mas acrescente meia lata de atum e um dente de alho picado à mistura.
Ovos verdes com camarão ou peixe cozido
Receita igual à dos ovos verdes com atum, mas utilizando camarão ou peixe cozido (pescada, carapau ou outro). Esta receita permite o aproveitamento de pequenas sobras camarão ou de peixe cozido, já que, meia dúzia de camarões (sem casca) cortados em pedaços, ou uma posta de pescada, por exemplo, são suficientes para a sua confecção.
Sem comentários:
Enviar um comentário