Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Massada de peixe - ou Massa de peixe




Pode confeccionar-se uma massada (ou massa) de peixe com variedade de qualidades, tal como para uma caldeirada de peixe, ou apenas com uma ou duas qualidades de peixe. No entanto, é preferível escolher peixes que tenham uma textura mais firme e que não se desfaçam facilmente. Safio, corvina, sarda, pescada, tramelga, raia, cantaril, etc., são exemplos de peixes adequados para o efeito. Pode sempre acrescentar também gambas, caranguejos ou bivalves a uma massada, pois resultam na perfeição e enriquecem os sabores.

Independentemente dos peixes escolhidos, o procedimento é o mesmo. Para quatro pessoas necessitará de:

3 ou quatro copos de caldo de peixe (pode fazê-lo com as cabeças e aparos dos peixes que utilizar ou com um ou dois cubo de caldo de peixe comprado no supermercado).

1 cebola picada

1 pimento verde cortado em tiras


1, 2 kg de peixe

300 g de massa

1 copo de vinho branco

1 piri piri picado

2 ou 3 tomates maduros

2 dentes de alho picados

3 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

salsa ou coentros picados qb.

sal e pimenta.

Refogue a cebola, os pimentos e o alho. Alourando, acrescente o tomate e o piri piri. Mexa de vez em quando e deixe que o tomate se desfaça.

Junte o caldo e espere até que levante fervura. Nessa altura, adicione a massa e mexa para que não se "cole". Deixe cozinhar cerca de três minutos. Tempere. Passado este tempo, acrescente o peixe e mexa com cuidado para o distribuir igualmente pelo tacho. Necessitando, acrescente um pouco de água de forma a cobrir os produtos e aumente o lume até levantar fervura  de novo) Feito isto, deixe cozinhar lentamente, com o lume baixo, durante mais cinco minutos (caso utilize bivalves  introduza-os no tacho apenas um ou dois minutos antes de desligar o fogo). Polvilhe com a salsa ou os coentros, tape e sirva (com cuidado, evitando desfazer o peixe) passados dois minutos. Neste tipo de receitas deve-se levar o tacho para a mesa e servir directamente, abrindo apenas nesse momento. 

1 comentário: