Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita de arroz de feijão malandrinho




Um bom arroz de feijão é uma maravilha de fazer crescer água na boca.

Se o leitor cozer o feijão em casa, deve aproveitar a água da cozedura para o arroz. Neste caso, ele ficará mais saboroso e sumptuoso.

Caso contrário, porque nem sempre é prático cozer o feijão, pode recorrer ao feijão já cozido comprado nos supermercados, que resulta igualmente bem, mas deve ter o cuidado de o escorrer previamente.

Vamos à receita: precisamos de duas colheres de azeite, de uma cebola picada, um dente de alho também picado, uma folha de louro, meio pimento cortado em cubinhos pequenos, três tomates bem maduros e cortados também em cubos, feijão a gosto, uma chávena de arroz carolino, salsa, sal e pimenta.


Comece por refogar a cebola e o alho no azeite (junte-lhe também a folha de louro) até alourar. Acrescente o tomate e o pimento e deixe refogar mais um pouco, até o tomate se começar a desfazer.

A seguir junte três chávenas de água e deixe começar a ferver. Está, então, na altura de adicionar o arroz e o feijão, mexendo com jeito até levantar fervura de novo, o sal e a pimenta. Mexa ainda uma vez ou duas para ter a certeza de que o arroz não cola ao fundo do tacho. Tape e deixe cozinhar lentamente. Quando o arroz estiver prestes a abrir, polvilhe com a salsa picada, tape, e sirva imediatamente, ainda com bastante molho, ou seja, malandrinho.

É um acompanhamento divinal para pataniscas de bacalhau, peixe frito (pode ver algumas receitas aqui) e carne frita ou grelhada, especialmente entrecosto ou entremeada de porco.

6 comentários:

  1. […] coloque os filetes sobre papel absorvente e sirva acompanhando com arroz de tomate bem malandrinho, arroz de feijão, batata cozida ou batata frita (eu, pessoalmente, dispenso este acompanhamento para filetes de […]

    ResponderEliminar
  2. Só uma sugestão. Seria bom incluir logo de início a lista de ingredientes e respetivas quantidades. Dando o exemplo desta receita no caso do feijão não é indicado qual é a quantidade. De resto a receita é excelente. Bom trabalho e que seja para continuar.
    Cumps
    Roberto Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sugestão, Roberto. A não indicação da quantidade de feijão é propositada, uma vez que há pessoas que preferem com mais ou menos feijão. Mas obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  4. […] Siga a receita que A Comidinha já aqui apresentou e, se gostar de favas, vai deliciar-se seguramente: https://acomidinha.wordpress.com/2013/09/28/receita-de-arroz-de-feijao-malandrinho/ […]

    ResponderEliminar
  5. Muito bom, foi um excelente acompanhamento para a minha soja... Bjs :)

    ResponderEliminar