Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receita fácil de almôndegas



Hoje decidi fazer umas almôndegas bem saborosas.
Comecei por temperar 600 gramas de carne picada -carne moída no Brasil- de porco (mas pode ser de vaca, peru ou frango, conforme preferir), com o sumo de um limão, dois dentes de alho em pedaços pequenos, sal, pimenta, um pouco de pimentão doce e um pão (papo-seco) partido em pedaços para ligar os ingredientes. Poderia ter acrescentado uma colher de oregãos ou tomilho mas, de momento, não tinha. Juntei um ovo a estes ingredientes e mexi bem de forma a obter uma mistura homogénea.


Enquanto a carne temperada ganhava algum sabor, fiz um refogado com uma cebola (que deixei alourar), um pouco de alho francês cortado em meias-luas (que é opcional e utilizei apenas porque tinha no momento), a que juntei uma folha de louro e dois tomates grandes cortados em pedaços. Aproveitei o tempo  de refogar o tomate para ir fazendo bolinhas de carne, com cerca de três centímetros de diâmetro. Feitas as bolinhas, juntei um copo de água ao refogado (também pode utilizar metade de água e metade de vinho branco), temperei com um pouco de sal, mergulhei as almôndegas com cuidado, uma a a uma, coloquei a tampa na panela e, depois de levantar fervura, deixei cozinhar durante quinze minutos. Cinco minutos antes de desligar engrossei o molho com uma colher de sopa de farinha de milho diluída num pouco (apenas o suficiente para diluir bem) de água fria e sacudi a panela rapidamente para espalhar a farinha. Depois de desligar o lume, polvilhei com uma colher de sopa de salsa picada, voltei a fechar a panela, e deixei apurar durante cerca de quinze minutos antes de servir. Estavam muito boas, garanto-vos.

Acompanhei com puré de batata e ervilhas salteadas, mas podia ter acompanhado com arroz branco, massa cozida, polenta, batatas fritas ou, até, com batatas cozidas e salada. Se sobrarem algumas almôndegas pode consumi-las mais tarde como petisco ou sandwich.

1 comentário:

  1. E se fritar ligeiramente as almôndegas antes de as colocar no molho? Porque a fritura "sela" as almôndegas, elas não correm o risco de cozer demais com o apurar do molho, ficando suculentas em vez de endurecidas pela cozedura. Comigo resulta. E em vez de salsa, costumo juntar oregãos e tapar o tacho, depois de apagado o lume.
    Vou seguir o seu blog porque adoro cozinha!

    ResponderEliminar